O Ministério da Saúde incluiu no calendário básico de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina ACWY que protege contra meningite causada pela bactéria meningococo dos sorotipos A, C, W e Y.

Em Lagoa Seca a imunização acontece na Unidade Básica de Saúde Manoel Jácome, das das 8h às 14h. Para receber a vacina é preciso estar munido do cartão de vacinação.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é no sentido de que, adolescentes de 11 e 12 anos, acompanhados dos pais, devem procurar os demais postos de saúde do município para atualização da vacina. Esta faixa etária deverá receber a vacina mesmo que tenha recebido a meningite C anteriormente.

A vacina contra meningite C permanecerá somente para as crianças de 03, 05 e 12 meses. 

A meningite é uma doença bacteriana com alta taxa de letalidade e capaz de provocar sequelas duradouras, como complicações neurológicas, perda de membros, perda auditiva e paralisia. Também pode manifestar artrite séptica, pericardite e pneumonia.

De acordo com o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 350 doses foram aplicadas no período de abril a junho deste ano. Um índice ainda muito baixo, mas que, segundo a coordenação, pode ser aumentado depois da divulgação da campanha.

No ano passado, houve um só registro de caso de meningite em Lagoa Seca.

Da redação,
com assessoria